Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica
Temáticas transversais e interdisciplinares
PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
O entendimento dos processos de alfabetização e de letramento constitui o principal objetivo da área. Os enfoques linguísticos, psicológicos, sociais, políticos e pedagógicos serão apresentados como fundamentos para a análise da aquisição e do desenvolvimento da leitura e da escrita em contextos escolares.
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INTERSETORIALIDADE
Esta área tem como objetivo trabalhar questões relativas a convivência com a diversidade em contextos escolares. A temática será abordada em seus aspectos históricos, sociológicos, políticos e culturais. Problematiza as relações entre os sujeitos, suas ações coletivas e o direito à diferença nas políticas públicas em educação. Focaliza as perspectivas das relações intersubjetivas nos ambientes escolares e a potencialidade da gestão escolar agir na promoção da diversidade através de iniciativas e políticas intersetoriais.
EDUCAÇÃO E CINEMA
O curso Educação e Cinema pretende introduzir a reflexão sobre a importância estética e educativa do cinema na formação do gosto e da sensibilidade dos professores. Ele propõe a inserção efetiva do cinema no cotidiano das atividades profissionais e práticas culturais dos professores. Introduz e possibilita estudos, reflexões e práticas sociais sobre a arte do cinema e da linguagem, oferecendo elementos para a realização de exercícios fílmicos na escola. Enfatiza a importância da imagem nas sociedades contemporâneas e a necessidade de uma “educação do olhar” ou “alfabetização audiovisual” dos professores.
EDUCAÇÃO, CINEMA E AUDIOVISUAL
As pedagogias e as poéticas do cinema na formação dos/as professores/as e na constituição dos espaços educativos. Propostas de inserção efetiva do audiovisual no cotidiano das experiências estéticas, atividades profissionais e práticas culturais dos/as professores/as e de seus estudantes. Proposição de situações para que os/as professores/as possam elaborar seus próprios processos de criação e metodologias de ensino do cinema com o objetivo de subsidiar a atividade docente nos dias de hoje. Formulação de novas maneiras de estar junto e de produzir conhecimentos coletivamente por meio das imagens.
JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA A PRÁTICA DOCENTE
Educação. Educação como Formação Humana. A função social da escola e do ensino médio no contexto da sociedade brasileira contemporânea. Condição Docente. Relação professor jovem/aluno. Currículo do Ensino Médio: limites e possibilidades. Políticas educacionais públicas do Ensino Médio. Juventude. Condição Juvenil. Os diferentes modos de ser jovem e ser aluno. Metodologia de Trabalho com jovem: por uma Pedagogia das Juventudes.
POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO
O contexto político-social contemporâneo, concepções de Estado e sua relação com a educação. Tendências do pensamento pedagógico brasileiro. Tendências teórico-metodológicas no estudo das políticas públicas e educação. Direitos humanos, direitos sociais e direito à educação. Globalização e reformas educacionais: regulação e conhecimento. Políticas de avaliação e responsabilização na educação: perspectivas internacionais e nacionais. Sistemas de avaliação na educação e concepções de qualidade educacional. Formação, trabalho e profissão docente na educação básica. Financiamento da educação básica. Relações entre o setor público e o setor privado na educação escolar. Relações federativas, legislação, organização dos sistemas de ensino, das redes de ensino e da escola. Planos de educação e planejamento educacional. Gestão democrática: papel dos conselhos de educação e dos conselhos escolares. Desigualdades educacionais, diversidade e políticas públicas de educação. Experiências de gestão de políticas públicas em educação na atualidade. Políticas, programas e projetos governamentais na educação básica e seus efeitos nas escolas. Educação escolar em tempos de pandemia: desafios atuais e futuros.
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA
História da Pedagogia da Alternância. Pilares do movimento CEFFA: Base associativa; Pedagogia da Alternância; Formação humana emancipatória; Desenvolvimento Sustentável. Marcos legais da Pedagogia da Alternância. Concepções, tipologias e princípios de Alternância pedagógica. Referências teóricas da Pedagogia da Alternância. Mediações didáticas (instrumentos e atividades) específicos da Pedagogia da Alternância. Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da alternância. Práticas pedagógicas em alternância na Educação do Campo. Planejamento, gestão e organização do trabalho pedagógico na perspectiva da alternância. Processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Pedagogia da Alternância. Pedagogia da Alternância na pesquisa.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: SUJEITOS E PRÁTICAS NO COTIDIANO ESCOLAR
O curso aborda o trabalho da coordenação pedagógica enfatizando sua articulação e relevância no cotidiano escolar para a construção coletiva da escola básica como espaço de direito. Adotando-se múltiplos enfoques disciplinares, busca-se construir subsídios teórico-metodológicos acerca da organização do trabalho pedagógico na escola. Enfatiza a escola, os sujeitos e práticas articulando aspectos do cotidiano escolar às questões da contemporaneidade.
PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Esta área tem como objetivo aprofundar os estudos sobre os processos de aprendizagem e ensino em educação básica de forma multidisciplinar considerando os vários aspectos da formação das crianças e dos adolescentes que frequentam as escolas da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Enfatiza também os aspectos neurobiológicos, psicológicos, antropológicos, pedagógicos, psicanalíticos e tecnológicos, visando a inclusão de todos nos processos de ensino e de aprendizagem.