Conheça o Laseb

Os cursos de pós-graduação lato sensu é uma modalidade da pós-graduação que tem por objetivo aprofundar a qualificação profissional em campo específico ou interdisciplinar do conhecimento, atribuindo o título de especialista ao cursista.

O LASEB teve sua primeira edição em 2006 e já foi ofertado sete vezes para a os profissionais da Rede de Ensino de Belo Horizonte e uma vez para a Rede de Ensino de Congonhas. Ao todo foram 1600 vagas e 1511 profissionais da educação (professores, técnicos-administrativos, coordenadores e gestores do órgão central) concluintes. Apesar de várias edições, cada uma representa uma oferta específica e única, dado que seu projeto pedagógico é reformulado para atender a rede de ensino e as temáticas que demandam no momento. De acordo com o art. 34 das Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG, o ingresso no curso se dá por meio de exame de seleção, cujos critérios são definidos em edital próprio, acordados entre a rede de ensino e o LASEB.

A organização curricular do curso busca proporcionar o desenvolvimento de estudos e atividades que favoreçam estreita articulação entre o debate teórico-epistemológico e as práticas pedagógicas de professores e analistas, responsáveis pela coordenação de processos de aprendizagem e de ensino, nas redes de ensino em que está ofertando. Atento a um estreito diálogo com as questões que emergem da prática pedagógica e da gestão nas escolas da rede de ensino, a proposta curricular cria espaços de integração entre os docentes das áreas de concentração ofertadas, na perspectiva de despertar e solidificar trocas de experiências interculturais e diálogos sobre os desafios contemporâneos da realidade das escolas e da educação estadual e brasileira. Tão importante quanto a troca de experiências, o curso busca ampliar conhecimentos e garantir a realização de processos de reflexão abrangentes a respeito das políticas públicas de educação.

O currículo do curso é composto por eixos de formação geral e específico, em diferentes áreas de concentração. Transversalmente, oficinas e seminários compõem a matriz curricular em todas as áreas. O princípio que fundamenta o currículo do LASEB é a Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP) que consiste em um Plano de Ação desenvolvido na escola pelo professor-cursista, sistematizado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a descrição e reflexão sobre do plano executado.

A proposta do LASEB considera a diversidade das temáticas caracterizada pela complexidade do desenho curricular e conta com a colaboração de um corpo docente formado de professores de significativa competência e alta titulação dos 03 (três) departamentos da Faculdade de Educação e de outras unidades da UFMG. Esse corpo docente consolidou um acervo conceitual e metodológico, já desenvolvido e em construção, pelos núcleos e grupos de estudos e pesquisas da Faculdade de Educação. De acordo com o art. 26, das Normas Gerais da Pós-graduação da UFMG, esta edição do LASEB prevê a admissão, como docentes, de pessoas com alta qualificação, cuja contribuição seja reconhecidamente significativa e socialmente relevante por possuir Notório Saber de outras tradições científicos e artísticos e culturais, tais como indígenas, afro-brasileiros, quilombolas, das culturas populares e demais tradições. Esta oferta coloca-se, então, pela necessidade de ampliar possibilidades formativas, particularmente nas áreas de concentração educação escolar indígena, quilombola e do campo, em articulação com atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O curso prevê um conjunto de atividades formativas, assim caracterizadas:         

  • atividades docentes relacionadas a conteúdos das disciplinas de cada área de concentração;
  • atividades de análise e reflexão da prática pedagógica; 
  • atividades de estudo e pesquisa em biblioteca e nos laboratórios da FaE;
  • oficinas temáticas pertinentes aos interesses das áreas de concentração;
  • atividades de campo para as temáticas específicas;
  • elaboração progressiva do Plano de Ação;
  • seminários (palestras) sobre temas educacionais amplos;
  • avaliação contínua ao longo de todo o curso.