Matriz Curricular

A Matriz curricular é composta de Núcleo Comum e Disciplinas Específicas.

O Núcleo Comum que agrega aspectos interdisciplinares e integradores da formação docente se compõe de:

  • conteúdos pedagógicos comuns a todas as áreas – 04 (quatro) disciplinas;
  • atividades coletivas integradoras de todas as áreas: Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP), Seminários e Oficinas.

Essas atividades integradoras e integrantes da proposta contemplam temáticas pertinentes à educação básica, organizadas de modo a articular os participantes em torno dos debates sobre a educação, a escola, a identidade docente e o fazer pedagógico em sala de aula.

As Disciplinas Específicas, no total de 07 (sete), caracterizam a proposta das áreas de concentração, abordando conteúdos a elas relacionados.

No total, cada área de concentração proporcionará o estudo em: 11 disciplinas (4 de conteúdos pedagógicos comuns e 7 de conteúdos específicos); ACPP, Seminários e Oficinas.

A ACCP é um componente curricular estruturador da proposta de formação que visa garantir a conexão dos estudos teóricos e metodológicos realizados nas disciplinas, refletindo sobre questões que emergem da prática profissional. Fundamentado em reflexões embasadas em estudos recentes do campo da educação, desde o início, cada cursista deverá identificar, diagnosticar e intervir em uma questão/tema na instituição onde atua, o que configura seu Plano de Ação. Cumprindo rigorosamente as normas da pós-graduação e do calendário acadêmico, aprovado em edital, os cursistas devem elaborar e executar o plano de ação nas escolas, bem como produzir um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a fundamentação teórico-metodológica e reflexões sobre o processo e os resultados do plano de ação. Ainda atendendo as exigências acadêmicas previstas no regulamento da pós-graduação da UFMG, cada professor formador poderá orientar no máximo 10 cursistas.  Uma característica do LASEB é que esse professor orientador acompanha o cursista desde o início do curso. Os trabalhos de conclusão são avaliados por uma banca formada por um professor do LASEB e um convidado, em sessão pública, conforme normas do regimento interno do LASEB. Após a aprovação, os TCCs são disponibilizados no repositório de trabalhos da Biblioteca Universitária da UFMG.