Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica
Temáticas e Modalidades especiais
DOCÊNCIA E INCLUSÃO: PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA ESCOLA
Discussão da temática da Educação Especial em sua perspectiva inclusiva, focalizando a construção de práticas educativas que qualifiquem os processos de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência na escola comum. Sujeitos singulares e o saber docente. Fundamentos teóricos e conceituais que orientam as políticas e as práticas pedagógicas. Educação, inclusão e interseccionalidade. Apoios e recursos para a acessibilidade na escola e na sociedade.
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
A constituição e o reconhecimento dos quilombos no Brasil. A diversidade das comunidades remanescente de quilombos no Brasil. A agência dos remanescentes de quilombos na ampliação dos direitos e do direito à educação. Os conhecimentos tradicionais das comunidades quilombolas. O conhecimento a partir das comunidades quilombolas, considerando territorialidades, memórias, histórias, culturas e direitos das comunidades remanescentes de quilombos. Lugares e percursos de memória nos territórios quilombolas; narrativas das comunidades quilombolas. Experiências exitosas e práticas pedagógicas com enfoque nos direitos, igualdade racial, território e memória das comunidades quilombolas.
EDUCAÇÃO DO CAMPO
Histórico e marcos legais da Educação do Campo. Princípios e conceitos da Educação do Campo. Práticas e projetos da escola do Campo. A relação entre áreas de conhecimento e organização das propostas curriculares para as escolas do Campo. Planejamento, execução e acompanhamento de projetos de ação pedagógica em escolas do Campo. A estrutura, a dinâmica e os conteúdos curriculares propostos para a formação em Educação do Campo ancorada nos princípios da articulação teoria e prática.
EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: DIREITOS, CULTURAS E PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO
Terras indígenas, direitos e o marco jurídico regulatório. História, língua e memória. Cultura, espiritualidade e os processos de produção e transmissão de conhecimento na escola indígena. A educação escolar indígena: princípios e políticas. Gestão, currículo e organização das escolas indígenas nos territórios indígenas de Minas Gerais. Poéticas indígenas: Literatura, cinema e grafismo. Educação intercultural indígena em Minas Gerais: saberes indígenas e seus especialistas.
MÚLTIPLAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Esta proposta contempla temas que se referem aos aspectos do desenvolvimento infantil e suas implicações para a prática pedagógica. Aborta questões relacionadas às linguagens e ao conhecimento do mundo físico e social, ao brincar como forma privilegiada da criança interagir na sociedade, à linguagem das artes, à organização e gestão do trabalho pedagógico. Também discute aspectos relacionados à gestão do cuidado, o que envolve conhecimentos de saúde e higiene da criança e do ambiente. A articulação dessas temáticas com o compromisso de elaborar projetos de intervenção no cotidiano escolar possibilita ao cursista condições de melhorar sua prática, enriquecendo sua base teórico-metodológica.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Esta área discute a educação de jovens, adultos e idosos orientadas nos princípios dos estudos de Paulo Freire e educação popular, abordando concepções e contribuições desse teórico para a EJA. Aprofunda discussões sobre: a educação de jovens, adultos e idosos na diversidade; o desenvolvimento histórico da EJA; concepções de EJA na história da educação; a juvenilização dos sujeitos e os novos desafios para a educação de jovens e adultos; alfabetização e letramento como dimensão formadora na educação de pessoas jovens e adultas; numeramento como dimensão formadora na educação de pessoas jovens e adultas; saberes e fazeres da cultura popular e suas contribuições para a EJA.