Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica
Temáticas Disciplinares Escolares
EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
O curso de especialização em Educação em Ciências tem como objetivo central discutir a importância da problematização e do diálogo com evidências do mundo real. Enfatiza o uso de experimentos e argumentação acerca dos temas e fenômenos em estudo. Apresenta pressupostos básicos no ensino de Ciências: 1) as explicações científicas surgem e se desenvolvem enquanto espaço de investigação orientada; 2) a reflexão permanente em um espaço de investigação e trocas de experiências entre os professores, capazes de apoiar e sustentar mudanças nas escolas.
ARTE: POÉTICAS E PEDAGOGIAS
Experiências e reflexões acerca da Arte, suas poéticas e pedagogias, em espaços educacionais. A Arte e as diferentes expressões artísticas como conhecimento em sua interface com a Educação. A potencialidade artístico-pedagógica do/a educador/a, por meio da abordagem de concepções de Arte e do ensino de Arte em diferentes contextos culturais. Tendências e metodologias para experiência estética com Arte na Educação Básica. Elaboração e desenvolvimento de metodologias próprias em projetos, processos e ações implicados na criação de espaços-tempo de experiências estéticas, de trocas e reflexões em seus contextos de atuação. Desenvolvimento de laboratórios de criação, em um trabalho interdisciplinar entre os campos das Artes Visuais, do Cinema, da Dança, da Música, da Performance e do Teatro.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
O curso enfatiza a reflexão sobre a aprendizagem da matemática e sobre as mudanças na história do ensino de matemática, no sentido da superação de uma perspectiva classificatória e seletiva. A proposta curricular se centra nos seguintes componentes: relacionamento da matemática a ser ensinada com a matemática social; articulação dos conceitos matemáticos entre si e com outras áreas do conhecimento; ampliação do uso de tecnologias; análise das práticas docentes e elaboração de novos projetos de ensino.
PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O curso enfatiza o estudo do conhecimento matemático previsto para os anos finais do Ensino Fundamental do ponto de vista da Educação Matemática. Busca-se a compreensão dos principais conceitos e recursos que envolvem metodologias de ensino centradas nos estudantes; a reflexão sobre os processos de ensino, aprendizagem e avaliação da matemática e sobre as mudanças na história do ensino da disciplina, com a intenção de superar sua dimensão classificatória e seletiva; as possibilidade de integração da matemática a ser ensinada com questões socioculturais e políticas; a articulação dos conceitos matemáticos entre si e com outras áreas do conhecimento, em uma perspectiva interdisciplinar; a ampliação do uso de tecnologias de informação e comunicação, incluindo as digitais; a análise de práticas docentes e a elaboração de novos projetos de ensino.
PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO
O curso enfatiza a reflexão sobre processos de ensino, aprendizagem e avaliação da Matemática no Ensino Médio e está centrado na compreensão e análise de questões socioeconômicas, políticas e educacionais que envolvem o conhecimento matemático em diferentes contextos. As disciplinas buscam avaliar e promover articulações com questões curriculares atuais, como a BNCC e o Currículo Referência do estado de Minas Gerais, na intenção de mobilizar o ensino de Matemática para a análise crítica e propositiva de situações sociais contemporâneas que perpassam a vida de estudantes jovens, adultos e idosos do Ensino Médio. O eixo articulador das disciplinas que compõem o curso é a discussão de estratégias e recursos didáticos e tecnológicos para o desenvolvimento de linguagens, conceitos e procedimentos próprios da Matemática do Ensino Médio, com análise de práticas docentes e elaboração de novos projetos de ensino.
PERSPECTIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
Trata-se de um curso que busca, de forma contextual e dialogada, abordar questões referentes ao Ensino de História na Educação Básica. Tendo como eixo central a formação docente e a análise crítica da prática pedagógica, o curso aborda os processos de ensino e de aprendizagem em História a partir da diversidade de sujeitos e contextos, das funções da História na nossa sociedade e do contexto escolar. Busca o diálogo entre os campos teóricos-epistemológicos da Educação Histórica, da Didática da História e da Psicologia da Aprendizagem e os professores de História do 2º segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de Minas Gerais. A partir de uma abordagem crítica e reflexiva em relação às práticas pedagógicas e às políticas curriculares vigentes e mediante o estabelecimento de conexões entre a universidade e a escola, entre a teoria e a prática proporciona aos professores cursistas a oportunidade de elaborar um Plano de Ação com vistas ao diagnóstico das atuais demandas do ensino de História nas escolas públicas em que atuam.
ENSINO DE LITERATURA
Letramento literário, formação de leitores e escolarização. Estratégias de mediação da leitura no ensino médio. Conceituação e estatuto da literatura no Ensino Médio. Dimensões históricas, sociológicas, linguísticas e estéticas da leitura literária. A questão do cânone literário: tradição e rupturas. Multimodalidade, intermídia e estratégias de leituras contemporâneas. Políticas e espaços de formação de leitores. Produção da literatura para diferentes faixas etárias. Critérios de seleção e de análise de obras. Organização e produção de materiais pedagógicos relativos a projetos de formação de leitores em sala de aula, na biblioteca e na comunidade.
GEOGRAFIA E ENSINO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, AS PRÁTICAS E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
O curso é direcionado a docentes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio que trabalham com ensino de geografia em diferentes contextos sócio territoriais. Desenvolveremos diferentes abordagens, investigações, produções e divulgação de conhecimentos geográficos alinhados aos desafios contemporâneos a partir de diversas leituras do mundo em suas diferentes escalas, revelando processos, conflitos e construções socioespaciais concretas frente às demandas das coletividades. Cada cursista desenvolverá um Plano de Ação por meio de percursos formativos dialógicos (teórico-conceitual, metodológico e de avaliação em Geografia) articulados à análise crítica da prática pedagógica em consonância com as condições de trabalho docente e as realidades sociais, econômicas, ambientais, culturais e políticas das comunidades escolares e de seus educandos, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva, mirando as condições necessárias à cidadania coletiva.